Artigo
À vista desarmada a Ansiedade e a Depressão são Perturbações Psicológicas totalmente díspares. Não obstante, é comum uma mesma pessoa apresentar sintomas de ambos estados, o que nos leva a falar de uma relação directa entre ambas.
Joana S. Mendes
Psicóloga Clínica e da Saúde
O 1º estudo epidemiológico nacional de Saúde Mental veio apontar a Depressão como a 3ª principal doença causadora de morbilidade nas mulheres e 4ª doença nos homens, contribuindo para cerca de 70% dos Suicídios em Portugal.
Já a Ansiedade afecta cerca de meio milhão de portugueses. Estes números são de tal forma alarmantes que é necessário compreender o verdadeiro impacto destes 2 estados no dia-a-dia das pessoas, percebendo igualmente que muitas vezes não são estanques e ocorrem em simultâneo.
Porém e clarificando, a Depressão refere-se a um estado caracterizado por sentimentos de uma Tristeza profunda que se traduz num sentimento de Angústia, de um Aperto no peito quando se detecta que existem situações que perturbam e/ou incomodam mais do que seria esperado.
A Ansiedade é já um sentimento de tensão que na sua essência se alimenta do medo. De facto o medo serve como um mecanismo adaptativo importante para a sobrevivência da espécie, porém quando situações normais são vividas como ameaçadoras todo o nosso corpo responde com sensações de fuga e evitamento.
Assim sendo, clinicamente estes 2 estados podem se sobrepor e é muito frequente em consulta ouvir relatos de pessoas com sintomas como tremores, tensão muscular, taquicardia que depois se traduzem em períodos de desalento e angústia profunda quando se debruçam sobre o seu estado e percebem que estão numa espiral de sensações de Depressão alimentadas por um estado de Ansiedade.
Em termos concretos, clinicamente, uma pessoa com Ansiedade e/ou Ataques de Pânico tem um desgaste físico e psicológico enorme. Isto é, as constantes crises são tão incapacitantes que sentem-se completamente bloqueadas, impotentes na sua recuperação. Muitas vezes não se conseguem libertar deste sofrimento o que leva a um Desespero, a um Desalento enorme que pode levar a um estado de Tristeza Profunda e mesmo de Depressão.